Confira vagas de emprego aquecidas pelo Dia dos Namorados em São Paulo

O crescimento do faturamento nos principais segmentos varejistas impactados pelo Dia dos Namorados deve registrar um aumento de 2,7% em relação ao ano anterior. Isso é esperado de acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado de São Paulo.

A SDE está oferecendo mais de 21,2 mil vagas de emprego, com 8,8 mil oportunidades concentradas nos setores que são mais aquecidos devido à proximidade do Dia dos Namorados. Os interessados poderão encontrar empregos em áreas como venda de presentes, flores, chocolates, restaurantes, cinemas, motéis e shows, além de cursos gratuitos de qualificação oferecidos pela SDE para preparar os profissionais para atender essa demanda.

Projeções de Crescimento pela Fecomercio SP

De acordo com dados levantados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o faturamento dos cinco segmentos varejistas mais impactados pelo Dia dos Namorados poderá crescer 2,7% em relação ao ano anterior. Isso significa que as vendas no mês de junho poderão atingir R$ 63,1 bilhões. Os segmentos incluídos nessa projeção são farmácias e perfumarias, eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamento, lojas de móveis e decoração, lojas de vestuário, tecidos e calçados e supermercados.

Vagas Disponíveis

Atualmente, os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) da SDE estão com mais de 21,2 mil vagas em aberto em todo o estado, sendo cerca de 8,8 mil vagas para os setores destacados pela FecomercioSP.

Oportunidades de Capacitação

Além das vagas de emprego, a SDE oferece diversas oportunidades de capacitação através dos cursos do Qualifica SP para profissionais que atuam nos segmentos do varejo. Os interessados podem acessar o site www.qualificasp.sp.gov.br para conferir a lista de capacitações oferecidas.

Setor de Serviços em Crescimento

O setor de serviços teve uma expansão de 2,3% no acumulado do ano, com um aumento de 0,5% no volume de serviços prestados de março para abril. Esse resultado positivo é parte de um crescimento contínuo, totalizando um ganho de 1,2% no período. O setor está 12,9% acima do nível pré-pandemia e registrou uma expansão de 5,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O volume de serviços apresentou um aumento de 2,3% no primeiro quadrimestre de 2024 comparado ao mesmo período do ano anterior, com um acumulado de 1,6% nos últimos 12 meses. Esses dados são provenientes da Pesquisa Mensal de Serviços divulgada pelo IBGE.