Dia dos Namorados: oportunidades de emprego e cursos em São Paulo para áreas aquecidas pela data

O Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, destaca-se como uma das datas mais significativas para a movimentação econômica no Brasil. Este dia aquece diversos setores, desde a venda de presentes, flores e chocolates até o aumento da demanda por serviços como restaurantes, cinemas, motéis e shows. Para quem busca oportunidades de emprego nesses segmentos aquecidos pela data em São Paulo, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) oferece ofertas de emprego e cursos gratuitos de qualificação.

De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o faturamento dos cinco principais segmentos varejistas afetados pelo Dia dos Namorados deve aumentar 2,7% em relação ao ano anterior, resultando em vendas estimadas em R$ 63,1 bilhões durante o mês de junho.

Os setores destacados pela projeção incluem: farmácias e perfumarias; eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamento; móveis e decoração; vestuário, tecidos e calçados; e supermercados.

Atualmente, os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) da SDE dispõem de mais de 21,2 mil oportunidades de emprego em todo o estado de São Paulo, sendo aproximadamente 8,8 mil voltadas para os setores mencionados no estudo da FecomercioSP.

Além disso, a SDE disponibiliza diversas oportunidades para aprimorar a qualificação de profissionais que atuam nesses segmentos através dos cursos oferecidos pelo Qualifica SP. Confira as opções de capacitação disponíveis no site www.qualificasp.sp.gov.br.

Sobre a SDE

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) desempenha um papel crucial no fomento da reindustrialização e na atração de investimentos para São Paulo, visando a geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Além disso, oferece programas de capacitação profissional e incentiva o empreendedorismo, disponibilizando linhas de microcrédito pelo Banco do Povo. Entre suas instituições vinculadas estão a InvestSP, a Desenvolve SP e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).